sexta-feira, 21 de maio de 2010

FANZINE BEMBOLADO

LEIA O JORNALZINHO BEMBOLADO DO 9º ANO -B

DA ESCOLA CPDAC-VALENTINA-JOÃO PESSOA-PB

http://www.easy-share.com/1910349677/FANZINE-Bembolado.pdf

sábado, 8 de maio de 2010

O COMPUTADOR COMO RECURSO DIDÁTICO

Reflexão
Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnica-­científica ou Revolução Informacional, o Capitalismo atinge sua fase informacional-global. (...) gradativamente, disseminam-se empresas, instituições e diversas tecnologias responsáveis pelo crescente aumento da produtividade econômica e pela aceleração dos fluxos de capitais, de mercadorias, de informações - robôs, computadores, satélites, aviões a jato, cabos de fibras óticas, telefones digitais, Internet etc. e de pessoas.
(...) o dinheiro, que, em vez de circular fisicamente, cada vez mais se transforma em bíts de computador, circulando rapidamente pelo sistema financeiro globalizado, (Eustáquio de Sene, p-174, 175).
Infelizmente no contexto educacional como eu já tinha mencionado anteriormente isso não ocorre com a mesma velocidade do restante dos serviços essenciais para o bem estar de uma sociedade. As políticas públicas não são suficientes para suprir as necessidades do ensino-aprendizagem. Um dos maiores problemas do sistema educacional não é a falta de investimento (até porque o Governo Federal garante uma cifra considerável), o problema é: como esses investimentos são aplicados; onde são aplicados; quem são beneficiados. A questão envolve um processo cultural e político que se arrasta desde o período colonial. Atualmente, os gestores estão atrelando saúde, segurança e educação ao voto, ou seja, os nossos gestores são na verdade os nossos maus políticos e odeiam perder uma eleição, porém quanto menos investir em educação, saúde e segurança melhor serão para os gestores-políticos.
Como fica a escola nesse cenário sombrio?
Pelo menos na escola em que eu trabalho apesar dos recursos midiáticos estarem funcionando, o maior problema advém da falta de pessoal qualificado e da pouca disponibilidade desses recursos devido à quantidade de alunos que chegam à casa dos 3500 alunos. Outro ponto importante é a necessidade da interação dos alunos com esses equipamentos.
O computador traz para o aluno um universo de informações atualizadas e contextualizadas. Particularmente tenho muita dificuldade de realizar alguma atividade no laboratório de informática devido à falta de manutenção dos equipamentos e à quantidade destes disponíveis em relação ao número de alunos. É notória a importância da qualificação acadêmica dos aprendizados, tais recursos proporcionam um aprendizado qualificado para enfrentar a atual fase do sistema capitalista especulativo, a chamada Globalização.

Fonte: Carlos Lima