quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SEXOLOGIA


sexologia
Porque acontece a gravidez na adolescência?
Já não causa tanto espanto sabemos que meninas de 10,11,12 anos tem vida sexual ativa,assim como aparecem em consultórios portando alguma doença sexual transmissível(DSTs)e ou grávida.
O que levaria a as adolescentes a engravidar?Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como os dias atuais, e mesmos assim, o número de adolescente e cada vez maior.
Porém, são muitos motivos que tornam um adolescente, mas vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles e a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura.
Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, indesejada são a gravidez que acontece por abuso sexual o por falha de métodos anticoncepcionais.
A falta de informação dos Pais de adolescentes é um fator fundamental. Não havendo em casa alguém que possa informá-los, que sirva de modelo, que tire suas dúvidas e angústias, como esperar dos adolescentes comportamentos mais adequados? Como querer que eles aguardem o tempo, mas adequado para aproveitar a sexualidade como algo bom, saudável e necessário pra o ser humano?

Muito Importante
Os especialistas já comprovaram que, se a adolescente
Grávida fizer o pré-natal corretamente, ela e o bebê não terão mas chance de problemas do que uma gravidez adulta, ou seja, não a mais risco com a gravidez somente por ser adolescente.


Como acontece a gravidez
Após a 1ª menstruação, (menarca), a adolescente já pode engravidar. Para ocorre uma gravidez, é preciso ter relações sexuais durante o período fértil, tempo em que o óvulo sai do ovário e vai para a trompa.
Se acontecer a fecundação, encontro do óvulo com o espermatozóide, depois de uma semana (óvulo+espermatozóide) prende-se na parede do útero para começa o desenvolvimento da gravidez.
É a partir desse momento que a mulher começa a ter os primeiro sinais da gravidez: a ausência da menstruação, enjôos, sensibilidade dos seios, mudança de humor e outros. O bebê começa a se desenvolver dentro do útero.
Porque aparecem mais espinhas na puberdade?
As mudanças hormonais, tanto nas meninas como nos meninos, provocam uma maior atividade das glândulas sebáceas, que produzem o sebo (substâncias oleosas encontrada na superfície da pele) Esse aumento de secreção pode tornar o sebo mais grosso e obstruir os poros da pele, surgindo daí as espinhas e os pontos pretos. Este material pode servir de “alimento” para bactérias que provocam a dor e vermelhidão características destas lesões de pele.Nessa fase, deve-se aumentar os cuidados com a pele,higienizando-a com freqüência. Não se devem espremer as espinhas, para evitar inflamação e marcas indesejáveis no rosto. Quando o aumento de espinhas for muito grande, deve-se consultar um médico.

Autores: Williene Silva, Thereza Kymberlle, Marcela Alves, Aline Laís, Katiene, Gabriela Joana e Juliane.

















DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: GONORRÉIA, SÍFILIS, CLAMIDIOSE, VERRUGA GENITAL OU CONDILOMA, HERPES GENITAL, HERPES GENITAL TRICOMONIASE OU VULVOVAGINITE HEPATITE B, AIDS.

Gonorréia: provocada por uma bactéria, e também conhecida como “pingadeira” ou “esquentamento”. Apresente como sintomas (de 2 a cinco 5 após a relação sexual com o individuo infectado) dor ao urinar e intenso corrimento amarelado do pênis ou vagina; prurido no ânus, que pode também apresentar secreção; dor de garganta (em caso de contagio por sexo oral). Nas mulheres, também pode ocorrer febres ou “calafrios “ e dores abdome e nas articulações (joelhos e pulsos).
Sífilis: causada por uma bactéria, é uma doença venérea que apresenta 3 fases.
Na 1ª fase ( cerca de duas semanas após a infecção), suguem feridas indolores e de bordas endurecidas, chamadas de cancro duro, na vagina ou no pênis ou a eles.
Clamidiose: causada por bactéria transmitida através de relação sexual com o individuo contaminado. Provoca ardor à urina, e produz uma secreção no pênis ou na vagina. Nas mulheres pode ocorrer a ausência de sintomas até que atinja um estágio, mas avançado.
Verruga genital: popularmente conhecida como “crista de galo”, é provocada por um vírus transmitido através de relação sexual com um individuo contaminado. Trata-se da formação de verrugas ou protuberâncias carnudas na região genital (pênis, vagina ou ânus).
Herpes genital: causada por um vírus, provoca coceiras formigamentos e/ou dores na vulva, pênis ou testículos. Em seguidas aparecem pequenas bolhas D’água doloridas na região genital, que estouram sozinhas, sem tratamento.
Tricomoniase ou Vulvovaginite: causada por um protozoário que ataca a vagina e a uretra, provocando, na mulher, o aparecimento de um corrimento vaginal de cheiro forte ( e pode ser amarelado ou esverdeado), acompanhado de coceira e dor na área vaginal .Os homens podem não apresentar nenhum sintoma e, assim não tomarem conhecimento das infecção.
Hepatite b: causada por um vírus, transmitido de uma pessoa a outra através de líquidos corporais infectados. Geralmente, os indivíduos contaminados não apresentam nenhuns sintomas. Algumas pessoas sentem-se como se estivesse com gripe, com tosse e dor de garganta. Pode-se adquirir icterícia, e deixam a pele e branco dos olhos amarelados, causado também dores no abdome. As fezes diminuem e tornam-se acinzentadas, e a urina fica marrom.
AIDS: È a sigla para a doença conhecida como “síndrome imunodeficiência adquirida”. Trata-se de uma doença causada por um vírus, o HIV, que ataca células do sistema de defesa do organismo humano, chamadas; leucócitos.
*Cuidado com a AIDS!
*Utilize somente seringas e agulhas descartáveis
*Não compartilhe seringas com outras pessoas
*Faça sexo somente com uso de camisinha (preservativos)
*Não tenha contato intimo com feridas exposta de pessoas portadoras do vírus da AIDS
*Não aceite transfusões em banco de sangue que não ofereça garantias contra contaminação.
Como saber quem tem o HIV?
O HIV é um vírus muito perigoso, porque pode não apresentar nenhum sintomas durante bastante tempo, geralmente por muitos anos. Se alguém esta com HIV mas não sabe, pode passar o vírus para outra pessoa sem querer.
Hoje, já existe um exame especial para verificar se a pessoa esta ou não com o vírus, A maioria das crianças contaminadas já nasceu com o vírus, que adquiriram da mãe durante a gestação.





SEXOLOGIA

A professora Gilza leciona Ciências no CPDAC e deu uma entrevista sobre sexologia aos repórteres do Espaço Dinâmico.

ED - Professora Gilza qual é a reação dos alunos em falar sobre sexo na sala de aula?

G – São reações diversas, alguns alunos escutam com a maior atenção, outros se sentem envergonhados, mas curiosos em relação ao tema.

ED – Quais os métodos usados para falar sobre sexo com os alunos?

G – Na verdade não há métodos específicos para falar sobre sexo, há cuidado na maneira de como falar, sempre respeitando cada um de forma que não possamos agredi-los.

ED – Quais as conseqüências do casamento na adolescência? Que temos

G – Isso é uma questão de estrutura física e psicológica, os adolescentes são seres vulneráveis a qualquer influencia externa e mudam de opinião constantemente. Acham que casamento é coisa que pode ser desfeita a qualquer hora sem prejuízo algum para terceiros.

ED – Na primeira relação é comum doer e ter sangramento?

G – Não podemos generalizar, algumas mulheres tem hímens complacente que só é rompido com o nascimento do bebê, porém em outras menos complacentes podem doer e haver sangramento.

Segundo a Professora Gilza, a sexualidade dos adolescentes depende muito do relacionamento dos pais para com os filhos.

Autores: Williene Silva, Thereza Kymberlle, Marcela Alves, Aline Laís, Katiene, Gabriela Joana.



Um comentário:

  1. e muito importante por q agente se previne antes de qualquer coisa
    gostei..

    ResponderExcluir

Comente as publicações com responsabilidade.
Equipe: EDUJORNAL