O CPDAC participou ativamente do desfile em comemoração a Independência do Brasil. Os alunos, direção e professores prestigiaram até o último momento do evento.
De acordo com Américo, a Paraíba é o único Estado do Nordeste que ainda mantém apenas uma subsecretaria de cultura. Flávio Tavares revelou que mais projetos, mais financiamentos serão concretizados para o Estado, viabilizando a política cultural do Governo. Em breve, uma assembléia pública vai discutir a transformação da subsecretaria em secretaria de cultura. Na quinta-feira (6), Tavares teve encontro com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, tratando do Memorial Sivuca, a Pinacoteca do Estado e o Museu da Cidade e da Arte Contemporânea.
Seminário - O Governo da Paraíba participa nesta sexta-feira (7) e neste sábado (8), na cidade de Sousa, do ‘Seminário Diversidade Cultural - Entendendo a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais’, evento que acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste. O seminário é uma realização do Ministério da Cultura, sob a coordenação Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. É o segundo realizado no Brasil e o único no Nordeste. O primeiro aconteceu em Belo Horizonte, capital mineira.
Os parceiros do Ministério da Cultura no evento são o Centro Cultural do Banco do Nordeste de Sousa, o Governo do Estado através da Subsecretaria de Cultura, Fundação Espaço Cultural, Fundação Casa de José Américo e Iphaep, além da Prefeitura de Sousa.
Objetivo - De acordo com o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, o objetivo principal do seminário é divulgar e debater a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Unesco em 2005, e que reúne atualmente 99 países, dentre os quais o Brasil, que a ratificou em 2006, no Congresso Nacional. O Ministério da Cultura está realizando seminários regionais voltados aos gestores públicos, para que eles apliquem em seus estados e municípios a Convenção, que é lei.
Além das diversas palestras e mesas redondas sobre artigos da Convenção, a programação inclui atrações musicais, artes cênicas, artes visuais, atividades infantis, cinema e literatura. Na abertura, houve apresentação do grupo de xaxado ‘Pisada do Sertão’, do município de Poço José de Moura, e do aboiador Zé Paulino, de Sousa. Cerca de 200 gestores públicos e privados de vários estados e cidades nordestinas participam do seminário, que também tem o apoio da UNESCO.
Projetos - O governador José Maranhão enviou a Sousa para participar do seminário, além do secretário Flávio Tavares, a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia Maia; o presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Maurício Burity, e o presidente do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti. O secretário Flávio Tavares destacou como de extrema importância o seminário envolvendo gestores culturais do semi-árido brasileiro. Ele anunciou que acaba de ser assinado o edital dos micro-projetos da área, do Projeto Mais Cultura, vinculado ao Ministério, que vai beneficiar 170 municípios com recursos iniciais de R$ 1,8 milhão.
Flávio Tavares comemorou ainda o Projeto Vidas Paralelas, lançado pelo secretário Américo Córdula. À Fundação Casa de José Américo foi a responsável pelo material impresso: certificados dos participantes do seminário, cartilhas, folheteria. O presidente do Iphaep, Damião Ramos Cavalcanti, afirmou que o Instituto marca presença no evento para ouvir sugestões e também sugerir propostas sobre o tema patrimônio cultural no Estado. Maurício Burity, presidente da Funesc, revelou que a Fundação apóia integralmente o seminário e anunciou que ainda este mês um outro tema será discutido em evento no Espaço Cultural. Trata-se do Seminário do Sistema Nacional de Cultura, dias 20 e 21 deste mês. Na solenidade de abertura do seminário também fizeram parte da mesa o gerente de cultura do Banco do Nordeste, Hamilton Menezes, a chefe da Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portela, e o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.
Secom
FONTE: Portal Pb Agora
A equipe do Jornal Espaço Dinâmico teve a oportunidade de bater um papo com os membros da direção do CPDAC. A direção é representada por Rita, Betânia e Eli.
Espaço. O que a direção acha de um jornal e uma rádio na nossa escola?
Direção. Uma iniciativa muito positiva, porque visto que vai desenvolver habilidades relacionadas à leitura, escrita, produção de texto e conseqüentemente contribuem muito para a melhoria e desenvolvimento da aprendizagem na escola.
Sobre a rádio consideramos um projeto de fundamental importância haja vista que irá desenvolver o gosto por uma metodologia voltada para a comunicação, além de despertar novos talentos.
Espaço. O Governo tem cumprido com os compromissos, ou seja, está investindo nas melhorias da escola?
Direção. Existem alguns Programas a nível Federal através dos quais os recursos chagaram direto para a escola, todavia este ano a escola ainda não recebeu recursos, pois houve eleição para a nova direção e também para Presidente do Conselho e a partir de então estamos na elaboração do PDDE/PB, para que sejamos contemplados com este recurso.
Espaço. Qual é a previsão para a reforma da escola?
Direção. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, a previsão é para 2010.
Espaço. Por que a escola está sem merenda há tanto tempo?
Direção. Devido o processo licitatório o qual já foi feito, mas continua em trâmites para ser liberado a compra dos Gêneros.
Espaço. Algum Professor já chegou à direção para reclamar da estrutura do auditório?
Direção. A escola recebeu uma visita da Secretaria Adjunta de Educação e na ocasião visitou o auditório, ficou surpresa e interessada em ajudar na restauração do mesmo. Diante do que foi colocado, ela pediu que fizéssemos um levantamento do que seria necessário. O resultado já foi encaminhado à mesma.
Autor: Ayana, Polaina.
A Galera lotou o EMPYRE CIRCO nesta sexta (04), que está armado ao lado do CPDAC. Foi uma manhã de alegria e descontração para os alunos e os professores na oportunidade foram contemplados com convites de apenas R$ 2,00 dentro do Projeto Circo na Escola.
O EMPYRE CIRCO está de parabéns por apresentar um espetáculo de qualidade voltado para o público infanto-juvenil.
História da Pizza
No início do século XVIII, Rosa e Rafael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo "cavalo", que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio, denominada Pizza.
A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito para que preparassem para a Rainha Margherita de Sabóia, uma pizza, que acabara de inventar, com sabor do manjericão, sobre a massa coberta por mussarela e rodelas de tomate. O encantamento da Rainha pela pizza acabou determinando o nome de "Margherita" para aquele tipo de recheio.
Port'Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro. Surgiu em Nápoles em 1830. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.
No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.
Nossa pizzaria se inspira nestes registros da história da pizza, para manter a tradição na produção artesanal de pizzas, assadas em forno à lenha, com produtos de qualidade.
Receitas.
Pizza de chocolate.
Ingredientes:
1. Disco de pizza
255g. De barra de chocolate ao leite
200g. Creme de leite
Granulado de chocolate
Sorvete no sabor de sua preferência
Modo de fazer:
Quebre o chocolate e rale. Coloque em um recipiente de vidro e derreta no microondas em potência baixa a seguir misture o chocolate derretido com o creme de leite .
Espalhe a mistura sobre o disco de pizza cubra com o granulado leve ao forno médio.
Em cada fatia, coloque uma bola de sorvete.
Tempo de preparo: 20 min.
Rendimento: 4 porções
PIZZA DE FRANGO COM CATUPIRY
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 disco de pizza
- 1 colher (sopa) de orégano
- 400 g de peito de frango
- 400 g de queijo catupiry
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de salsa
- 4 tomates
Modo de Preparo
Cozinhe o peito de frango na água. Retire e desfie-o.
Tempere com sal e salsa picadinha.
Retire a pele e as sementes e bata os tomates no liquidificador.
Faça a massa da pizza.
Espalhe o molho de tomate sobre toda a superfície a pizza.
Coloque o frango desfiado.
Coloque o catupiry em um saco de confeiteiro ou em um saco plástico furado na ponta.
Espalhe o catupiry sobre a pizza, começando do centro e em movimento circular, até a borda.
Asse em forno quente.
Escrito por:Bruno,Janini,Mayara,Emelly.