Parlamento do Irã aprova primeira mulher como ministra
- O Parlamento do Irã aprovou nesta quinta-feira a nomeação da primeira mulher a ocupar o cargo de ministra desde a Revolução Islâmica no país, há 30 anos.
Mazieh Vahid Dastjerdi foi um dos 18 nomes indicados pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad para formar seu gabinete e que foram submetidos à aprovação pelos parlamentares.
Ela deve ocupar a pasta da Saúde e, segundo correspondentes da BBC no Irã, é uma política conservadora "linha-dura" que, no passado, propôs introduzir a separação de profissionais e pacientes por sexo no atendimento em consultórios e hospitais.
Outras duas mulheres tiveram suas nomeações rejeitadas pelo Parlamento: Fatemeh Ajorlou, para a pasta do Bem-Estar Social, e Susan Keshavarz, para a Educação.
O presidente agora tem três meses para propor novos candidatos para os Ministérios que ainda não foram preenchidos.
O voto de confiança do Parlamento ocorreu após cinco dias de intenso debate, e meses depois das conturbadas eleições presidenciais do país.
Antes da votação, Ahmadinejad fez um apelo para que os parlamentares aprovassem suas escolhas, dizendo que o pleito refletiu "a verdadeira democracia" no Irã e que seu governo irá trabalhar em conjunto com o Parlamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente as publicações com responsabilidade.
Equipe: EDUJORNAL