
HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo.
Fonte: folha online.
Governo distribui material escolar que divulga os pontos turísticos do Estado
A Secretaria Estadual da Educação e Cultura está concluindo a distribuição de 360 mil cadernos (grandes e pequenos) e 80 mil módulos do Cursinho Pré-Vestibular 2009, com alunos da rede estadual de ensino.
São 210 mil cadernos grandes e 150 mil cadernos pequenos, todos com capa dura e colorida, entregues a alunos do ensino fundamental e ensino médio. Os dois módulos para o Cursinho Pré-Vestibular são em número de 80 mil, para alunos concluintes do ensino médio ou que já tenham concluído esta fase de ensino na rede pública estadual.
Os cadernos divulgam os pontos turísticos do Estado, a exemplo das praias urbanas de João Pessoa, Pedra da Boca, Fortaleza de Santa Catarina, Jardim Botânico, Vale dos Dinossauros, Centro Histórico de João Pessoa, Igreja da Guia, Igreja de São Francisco, Pedra do Ingá, Igreja do Rosário de Pombal, Igreja, Memorial e Santuário do Padre Ibiapina e a cidade de Campina Grande, Também traz informações sobre os símbolos do Estado e a transcrição do Hino da Paraíba.
De acordo como secretário da Educação e Cultura, professor Sales Gaudêncio, o fardamento dos alunos está em processo de licitação e a agenda escolar será distribuída no próximo ano letivo. Para as escolas, o Governo do Estado vem adquirindo livros didáticos, principalmente para as novas disciplinas incluídas no currículo a partir deste ano, que são Sociologia e Filosofia.
O diretor do Sintep, Antonio Arruda, revelou que o material escolar distribuído pela Secretaria da Educação e Cultura do Estado, é importante para os alunos, sobretudo os módulos pré-vestibular, para que os alunos possam se preparar para enfrentar a maratona do vestibular, o que é importante para o desenvolvimento e a aquisição do conhecimento. Principalmente alunos que não têm poder aquisitivo para pagar um cursinho particular. O presidente da APLP, professor Francisco Fernandes, afirmou que o material é distribuído com alunos é de ótima qualidade.
Diálogo permanente com os servidores
O Governo do Estado mantém aberto o diálogo com os servidores estaduais, através dos dirigentes das diversas categorias. O perfil democrático do Governo Maranhão também abre espaço para ouvir os Movimentos Sociais.
Na área da Educação e Cultura, a secretaria realizará no próximo dia 11, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), em Mangabeira, capital, reunião com os diretores da APLP – Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba o do Sintep – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba.
De acordo com o secretário Francisco Sales Gaudêncio, a Secretaria da Educação, o SINTEP e a APLP, têm feito reuniões sistemáticas, cuidando dos interesses, primeiro da qualidade do ensino e nesta linha de raciocínio, o diálogo, buscando soluções para as reivindicações das categorias.
Nesta quinta-feira (3), na Secretaria de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio se reuniu com os professores Francisco Fernandes, presidente da APLP; Antonio Arruda, diretor do SINTEP e outros dirigentes das duas entidades, um encontro preparatório para a reunião do dia 11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente as publicações com responsabilidade.
Equipe: EDUJORNAL